Normal view MARC view ISBD view

ABC da diabetes / Duarte Pignatelli, Davide Carvalho

Main Author Pignatelli, Duarte, 1956- Coauthor Carvalho, Davide, 1953- Language Português. Country Portugal. Publication Odivelas : Europress, [200-?] Description 207 p Series Sobre o viver. Manuais ISBN 972-559-150-X Summary: A Diabetes Mellitus é uma doença apaixonante. A mesma paixão que nos anima a compartilhar com os colegas da clínica geral os conhecimentos que dia-a-dia fomos adquirindo nos últimos anos da nossa vida clínica, animou o deus Toth a escrever o denominado Papiro de Ebers, em 1552 a.c., onde descreve remédios para tratar a “sede insaciável” e a “poliúria”. E certamente também o médico Araetus da Capadócia, que no século II d.c. fez a primeira descrição mais ou menos completa da doença: “Estranha doença que ocorre poucas vezes no homem. A carne e os ossos esvaem-se na urina… Contudo, os fluídos passam pela via habitual através dos rins e da bexiga. Os doentes nunca deixam de beber água, e ela corre sem fim como se o doente se tratasse de um cano aberto. A doença requer algum tempo para se iniciar e desenvolver mas quando estão plenamente desenvolvidos os seus sintomas, o doente não está longe do fim da sua vida. Dissipa-se então todo o organismo e após um período doloroso e miserável, sobrevém a morte rapidamente. À doença foi dado o nome de Diabetes, porque os fluídos não permanecem no corpo mas usam o doente como um sifão”. A mesma paixão de Araetus da Capadócia empolga os investigadores de hoje. Ensaiam o transplante pancreático, a imunoterapia, a pesquisa de novos hipoglicemiantes orais ou a engenharia genética, para tratar e tentar curar a Diabetes. Que o ABC DA DIABETES seja para vós, tal como o é para nós – paixão, sonho e esperança… Os Autores Topical name Medicina
Saúde
Patologia
Diabetes
Doença renal
CDU 61 List(s) this item appears in: Bibliografia - Exposição Documental Leituras sobre… Doença renal – prevenir e cuidar!
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Date due Barcode
Monografia Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
FG 61 PIGN-D. abc Item withdrawn 025999

A Diabetes Mellitus é uma doença apaixonante. A mesma paixão que nos anima a compartilhar com os colegas da clínica geral os conhecimentos que dia-a-dia fomos adquirindo nos últimos anos da nossa vida clínica, animou o deus Toth a escrever o denominado Papiro de Ebers, em 1552 a.c., onde descreve remédios para tratar a “sede insaciável” e a “poliúria”. E certamente também o médico Araetus da Capadócia, que no século II d.c. fez a primeira descrição mais ou menos completa da doença:
“Estranha doença que ocorre poucas vezes no homem. A carne e os ossos esvaem-se na urina… Contudo, os fluídos passam pela via habitual através dos rins e da bexiga. Os doentes nunca deixam de beber água, e ela corre sem fim como se o doente se tratasse de um cano aberto. A doença requer algum tempo para se iniciar e desenvolver mas quando estão plenamente desenvolvidos os seus sintomas, o doente não está longe do fim da sua vida. Dissipa-se então todo o organismo e após um período doloroso e miserável, sobrevém a morte rapidamente. À doença foi dado o nome de Diabetes, porque os fluídos não permanecem no corpo mas usam o doente como um sifão”.
A mesma paixão de Araetus da Capadócia empolga os investigadores de hoje. Ensaiam o transplante pancreático, a imunoterapia, a pesquisa de novos hipoglicemiantes orais ou a engenharia genética, para tratar e tentar curar a Diabetes.
Que o ABC DA DIABETES seja para vós, tal como o é para nós – paixão, sonho e esperança…

Os Autores

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.