Normal view MARC view ISBD view

Louis Braille : o jovem francês cego cuja invenção trouxe a milhões de cegos a possibilidade de ler / Beverley Birch ; trad. Leonor Campos

Main Author Birch, Beverley Secondary Author Campos, Leonor Language Português; of original work, Inglês. Country Portugal. Publication Lisboa : Replicação, 1990 Description 64 p. : il. col. Series Pessoas que ajudaram o mundo ISBN 972-570-041-4 Summary: Esta é a história de Louis Braille, o rapaz cego que, aos treze anos, inventou a escrita braille - método simples e eficaz, de pontos salientes que, hoje em dia, permite a milhões de invisuais de todo o mundo ler livros como qualquer outra pessoa. Louis Braille perdeu a vista com apenas três anos. Cresceu com a profunda convicção de que não devia permitir que a tragédia da cegueira o isolasse da vida social, nem o condenasse à ignorância e à dependência dos outros. Sentia que alguém tinha de descobrir um modo de pôr os cegos a ler e a escrever. Os cegos tinham de partilhar da cultura universal e de contribuir para a tornar mais rica. Decidiu que seria esse alguém. Precisou de muita persistência e de inabalável esperança e coragem para prosseguir na tarefa em que outros, antes dele, tinham falhado. O código simples, de seis pontos salientes, que inventou entre 1833 e 1834, é agora o alfabeto internacional dos cegos. Fácil de aprender e de imprimir, a escrita braille representa hoje a chave do alfabetismo e da cultura para os quarenta e dois milhões de pessoas cegas que vivem no nosso mundo. Personal name Louis Braille Topical name Biografias
França
Juvenil
Braille
CDU 929 List(s) this item appears in: Bibliografia - Exposição Documental Leituras sobre… Braille é conhecimento e conhecimento é poder!
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Date due Barcode
Monografia Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
FJ 929 BIRC-B. lou Available 033770
Monografia Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva
FJ 929 BIRC-B. lou Available 150001474

Esta é a história de Louis Braille, o rapaz cego que, aos treze anos, inventou a escrita braille - método simples e eficaz, de pontos salientes que, hoje em dia, permite a milhões de invisuais de todo o mundo ler livros como qualquer outra pessoa.
Louis Braille perdeu a vista com apenas três anos. Cresceu com a profunda convicção de que não devia permitir que a tragédia da cegueira o isolasse da vida social, nem o condenasse à ignorância e à dependência dos outros.
Sentia que alguém tinha de descobrir um modo de pôr os cegos a ler e a escrever. Os cegos tinham de partilhar da cultura universal e de contribuir para a tornar mais rica. Decidiu que seria esse alguém. Precisou de muita persistência e de inabalável esperança e coragem para prosseguir na tarefa em que outros, antes dele, tinham falhado.
O código simples, de seis pontos salientes, que inventou entre 1833 e 1834, é agora o alfabeto internacional dos cegos. Fácil de aprender e de imprimir, a escrita braille representa hoje a chave do alfabetismo e da cultura para os quarenta e dois milhões de pessoas cegas que vivem no nosso mundo.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer