Normal view MARC view ISBD view

M - O filho do século / Antonio Scurati ; trad. Miguel Freitas da Costa

Main Author Scurati, António, 1969- Secondary Author Costa, Miguel Freitas da Language Português. Country Portugal. Publication Alfragide : Asa, 2020 Description 862, [1] p. ISBN 978-989-23-4949-7 Summary: M - O Filho do Século é a biografia ficcionada de um homem e, através dele, o retrato de toda uma época, a da ascensão do fascismo. Um romance vibrante, com a profundidade de um ensaio e o ritmo narrativo da melhor ficção contemporânea, sobre como uma sociedade se entregou às ilusões de grandeza de um homem. Num relatório da Segurança Pública de 1919, ele é descrito como "inteligente, de constituição forte, embora sifilítico, sensual, emotivo, arrojado, muito ambicioso e sentimental". Ele sente o ar dos tempos. Fareja-o como ninguém. E sabe o que tem perante si: uma Itália desgastada e cansada da casta política, uma democracia agonizante. Trata-se de Benito Mussolini, ex-líder socialista expulso do partido, agitador político infatigável, editor de um pequeno jornal de oposição. O homem que, mais do que qualquer outro, mancharia de sangue o corpo de Itália e seria responsável por alguns dos episódios mais negros do século XX. A não-ficção dissecou todos os aspetos da vida de Mussolini e da ascensão do fascismo, mas a ficção ainda não o tinha feito. M - O Filho do Século é um prodigioso romance documental não só pelas fontes históricas em que o autor se baseia, mas sobretudo pelo efeito que produz. Factos sobre os quais acreditávamos saber tudo são agora explorados pelo talento literário de Antonio Scurati, produzindo uma história que soa inédita. Um romance - e este é um ponto fundamental - onde nada é inventado. Uma obra sem precedentes na literatura internacional. Awards Note: Prémio Strega 2019 Personal name Mussolini, Benito, 1883-1945 Topical name Literatura estrangeira - romance
Literatura estrangeira
Romance
Fascismo
CDU 821-31
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Date due Barcode
Monografia Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
FG LE(R) SCUR-A. mof Available 056337

M - O Filho do Século é a biografia ficcionada de um homem e, através dele, o retrato de toda uma época, a da ascensão do fascismo. Um romance vibrante, com a profundidade de um ensaio e o ritmo narrativo da melhor ficção contemporânea, sobre como uma sociedade se entregou às ilusões de grandeza de um homem.

Num relatório da Segurança Pública de 1919, ele é descrito como "inteligente, de constituição forte, embora sifilítico, sensual, emotivo, arrojado, muito ambicioso e sentimental". Ele sente o ar dos tempos. Fareja-o como ninguém. E sabe o que tem perante si: uma Itália desgastada e cansada da casta política, uma democracia agonizante. Trata-se de Benito Mussolini, ex-líder socialista expulso do partido, agitador político infatigável, editor de um pequeno jornal de oposição. O homem que, mais do que qualquer outro, mancharia de sangue o corpo de Itália e seria responsável por alguns dos episódios mais negros do século XX.

A não-ficção dissecou todos os aspetos da vida de Mussolini e da ascensão do fascismo, mas a ficção ainda não o tinha feito. M - O Filho do Século é um prodigioso romance documental não só pelas fontes históricas em que o autor se baseia, mas sobretudo pelo efeito que produz. Factos sobre os quais acreditávamos saber tudo são agora explorados pelo talento literário de Antonio Scurati, produzindo uma história que soa inédita. Um romance - e este é um ponto fundamental - onde nada é inventado. Uma obra sem precedentes na literatura internacional.

Prémio Strega 2019

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer